Nesta quarta-feira, 08/01, a guarnição da Brigada Militar, através da PATRAM do 2° Pelotão de Osório, em apoio a 55° operação golfinho, em atendimento a solicitação advinda da Delegacia de Osório, realizou a fiscalização em um imóvel localizado na Pedreira Nordeste suspeito de manter animais silvestres em cativeiro.
No local foram encontrados em cativeiro 03 (três) EMAS adultas e 13 (treze) EMAS filhotes, todas as Aves da espécie Rhea Americana (popularmente conhecidas nandu-grande).
As aves são da família Rheidae, portanto silvestres e apresentavam aspecto saudável e com água e alimento à disposição, contudo o proprietário do imóvel não possui autorização de órgão ambiental para a criação em cativeiro.
Em apoio a guarnição, uma equipe da DP de Osório, durante cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão encontrou em um segundo imóvel do acusado 05 (cinco) pássaros silvestres em cativeiro sendo eles, 04 (quatro) Canários da Terra - "Sicalis flaveola" e 01 (um) Trinca-Ferro "Saltator similis" sem possuir relação de passeriformes cadastrado junto ao IBAMA.
Diante os fatos, e com base no Art 29 da Lei 9.605/98 foi lavrado Termo Circunstanciado para o autor.
Os pássaros passaram por avaliação de médico veterinário e foram considerados aptos a soltura. As EMAS ficaram sob responsabilidade de um cidadão como fiel depositário por prazo indeterminado.
Fonte e fotos: Comunicação Social do CABM