Offline
Semana de forte calor pode causar temporais no RS
Estaduais
Publicado em 12/01/2025

A MetSul Meteorologia informa que uma bolha de calor se instalará no Rio Grande do Sul nesta semana, trazendo temperaturas extremamente elevadas. No início da semana, as altas temperaturas devem ser mais acentuadas nas cidades do Oeste do estado, onde o calor já se faz sentir há dias.

Na região Leste, incluindo Porto Alegre e a costa, as temperaturas não devem ser tão elevadas inicialmente, com previsões de máximas ao redor de 30ºC na Grande Porto Alegre nesta segunda-feira, o que é considerado normal para o mês de janeiro. Contudo, a partir de terça-feira, as temperaturas começarão a subir gradualmente em todo o estado.

A expectativa é que, na segunda metade da semana, as máximas alcancem níveis alarmantes, especialmente de quinta e sexta-feira, quando muitos municípios poderão registrar temperaturas em torno de 35ºC, com alguns locais superando essa marca. A área metropolitana de Porto Alegre poderá enfrentar calor intenso, com temperaturas variando entre 36ºC e 38ºC, enquanto regiões de vales poderão ter variações ainda mais altas.

O Oeste gaúcho será uma das áreas mais impactadas, com tardes em que as máximas devem ultrapassar os 35ºC, chegando a próximos ou até mesmo aos 40ºC na zona entre Quaraí e Uruguaiana durante o pico do calor.

Além do calor intenso, a MetSul Meteorologia adverte que essas condições podem gerar temporais isolados, com possibilidade de chuvas fortes, vendavais e granizo, principalmente na segunda metade da semana, a partir de quinta-feira. Este cenário lembra o que ocorreu na virada do ano, quando o calor gerou células isoladas de tempestades, algumas delas severas e danosas. É importante ressaltar que, neste caso, não se trata de uma condição de tempo severo generalizada, mas sim de eventos pontuais.

A população deve estar atenta às previsões e tomar precauções adequadas diante do calor excessivo e da possibilidade de tempestades isoladas nos próximos dias.

Confira mais informações no site da METSUL.

Fonte e foto: Rádio JB

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!