A Defesa Civil de Taquara, após monitorar uma área na localidade de Santa Cruz da Concórdia, conseguiu capturar um animal, no dia 19 de janeiro, que inicialmente era suspeito de se tratar de um puma. O felino foi encontrado nas proximidades de uma residência e, com o apoio do proprietário de um comércio local, foi possível realizar sua captura.
Após a ação, os responsáveis pela Defesa Civil entraram em contato com a Secretaria de Meio Ambiente do RS (Sema) e com os biólogos da Secretaria do Meio Ambiente de Taquara, que identificaram o animal como sendo, na verdade, um gato doméstico, de aproximadamente dois anos. O felino, que havia se habituado a viver no mato, apresentava sinais de anemia e um porte magro, sendo que a condição de saúde explicava seu estado físico.
De acordo com os responsáveis pelo resgate, o gato é muito arisco e está em tratamento, recebendo cuidados para sua recuperação. Quando estiver completamente saudável, será colocado para adoção. O adotante deverá ter experiência com gatos ariscos, dado o comportamento do animal, e terá que conquistá-lo aos poucos. Após a recuperação total, o felino será castrado.
A Defesa Civil de Taquara ressaltou que, até sua captura, não era possível afirmar com precisão se o animal se tratava de um puma ou um gato do mato. Atualmente, o gato segue recebendo medicação diária e está sob os cuidados de Alessandro Santos, coordenador da Defesa Civil local.
Foto: Defesa Civil/Prefeitura de Taquara
Fonte: Rádio Taquara