00:00 - 23:59
Rádio JB!Rádio JB!
Offline
Lições de um grande líder (II). Por Dr. Nilton Kasctin Dos Santos (Promotor de Justiça e Professor)
Publicado em 14/11/2024 19:36
Opinião

Impressiona na história de Neemias sua habilidade extraordinária para elaborar e executar cada fase do grandioso projeto de reconstrução da cidade de Jerusalém. Seria normal e muito mais fácil para um chef talentoso deixar a cozinha real e criar sua rede de bistrôs de alcance multinacional. Imaginemos também como seria mais cômodo convidar o rei, um apreciador de comidas especiais e vinhos finos, para investir como sócio de um negócio assim. Mas o sonho de Neemias não é acumular riqueza para si, tampouco adquirir fama e poder; seu grande sonho é reconquistar a dignidade, a honra e os sonhos de uma nação inteira.

         Mas por que Neemias tem essa visão e esse sonho? E como consegue a parceria do rei logo para buscar a independência de uma nação importante para o império persa? Porque é um líder nato. Ele possui as características de líder: a) influenciar pessoas; b) sonhar com o bem coletivo; c) viver para servir; d) acreditar que pode; e) inspirar pessoas; f) disciplina; g) confiabilidade; h) priorizar o trabalho em equipe; i) perseverar; j) transformar seguidores em líderes.

         Uma coisa deve ser dita por justiça: esse rei Artaxerxes também é um grande líder. Se não jamais teria dado “carta branca” a um simples copeiro para fazer tamanha proeza. Se o rei não fosse um grande líder, duas coisas teria pensado ao ouvir o plano de Neemias: 1ª) “esse homem é um louco”; 2ª) “vou ficar de olho nele para que não roube meu brilho”. O líder Artaxerxes, no entanto, discerniu logo o intento do amigo, não só porque conhecia sua história de homem inteligente, reto e leal, mas também porque viu nisso a possibilidade de o copeiro expandir seu potencial de líder. O rei sabe que o consentimento sobre o projeto pode afastar do palácio seu melhor funcionário. E de fato Neemias só retorna doze anos mais tarde, vindo a deixar definitivamente as funções reais junto a Artaxerxes logo depois, tornando-se governador da comunidade que reconstruíra.

         Mesmo prevendo a perda do funcionário de confiança, o rei líder não o segura na cozinha apenas para se beneficiar do trabalho do cozinheiro, pois uma das características do líder verdadeiro é transformar em líderes seus seguidores, súditos, funcionários ou empregados. Assim, Artaxerxes também dá uma grande lição de liderança, na medida em que, podendo optar entre suportar a perda de um funcionário importante ou detê-lo na cozinha, prefere a primeira situação.

         Líder verdadeiro nada tem a ver com ser autoridade, chefe, gerente ou comandante de alguma organização. Neemias não exerce nenhuma autoridade; Artaxerxes é autoridade máxima do império. Os dois são grandes líderes.

         É raro encontrar-se hoje uma autoridade que seja também um líder verdadeiro, que ostente as características que apontamos anteriormente. O mundo está cheio de governantes, parlamentares, juízes, ministros, professores, escritores, reis, generais, pastores, padres, papas, bispos e santos que jamais foram ou serão líderes de coisa alguma.

         Líder verdadeiro possui capacidade para influenciar os outros. Neemias, apesar de seu humilde cargo de copeiro, com poucos gestos e palavras influenciou um imperador poderoso. E não para por ali. Sua influência contagia outros líderes e pessoas comuns por onde passa.

         No início do mega projeto de reconstrução de sua nação já havia com ele milhares de colaboradores, e Neemias valoriza a participação de cada um, por mais pequena que seja. Essa influência é tal, que em pouco tempo transforma pessoas desanimadas em grandes líderes também, entusiasmando toda a nação a trabalhar unida e incansavelmente. A influência que esse líder exerce sobre Israel, há cerca de 500 anos antes de Cristo, pode ser comparada a uma chuva que fez brotar as sementes da autoestima, da esperança, da união e da prosperidade onde se pensa só haver desolação e deserto estéril (continua em edição posterior).

 

Por Dr. Nilton Kasctin Dos Santos (Promotor de Justiça e Professor)

Comentários
0/650
Comentário enviado com sucesso!
Carregando comentários...